segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Igreja e comunidade

Há tempos tenho refletido quanto a esse assunto, o que me ajudou muito foi o livro do Dave Gibbons (The Monkey and the Fish), que na verdade, boa notícia, está em processo de ser traduzido no Brasil!

Tive ainda o privilégio de ouvir semana passada na Conferência Exponential a Mary Nelson, senhora incrível que tem vivido há 30 anos na mesma comunidade para gerar transformação ali, ela também é parte do Conselho da CCDA.org (Ass. Cristã de Desenvolvimento Comunitário).

Com relação ao tema igreja e comunidade, ela resumiu muito bem os tipos de igreja hoje:

  1. Igreja "NA Comunidade" = Igreja Fortaleza -
    tentando trazer pessoas ao nosso lugar, 'Venham até nós'! Geralmente poucos vêm, e mais ainda, pessoas que se pareçam conosco apenas.
  2. Igreja "PARA a Comunidade" - Igreja Salvadora - 'Nós temos e somos a solução para você e sua comunidade'. Essas ajudam a comunidade com programas de dar alimentos, roupas, visita a creches, etc. -> Imaginamos ser bom iniciar aqui, mas não permanecer nesse estágio.
  3. Igreja "COM a Comunidade" - Igreja Parceira - Parceria é dificil, bagunça, diferenças culturais, sociais, etc podem encomodar. Essa se relaciona com o que passa na comunidade ao redor, conhece os problemas, conversa com outras igrejas, as ongs presentes, escolas.

Qual dessas soa melhor para que uma comunidade ou bairro seja impactado pela presença de uma igreja ali?

1 comentários :

  1. Tiffany C. Jesus disse...

    'com a comunidade' parece o mais coerente, no entanto, o mais inexistente.
    mãããs, vamos ser a diferença q queremos ver no mundo, né!
    Deus abençoe, Tatinha.

Related Posts with Thumbnails