quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

como você ouve?

Estou preparando uma palavra pro estudo bíblico com as adoles hoje. Vou falar sobre a parábola do semeador (Mateus 13). Aproveito para sugerir uma auto-análise geral!
Quem é você? Como você recebe a palavra?
O interessante é que em todos os casos das sementes que caem Jesus fala que a palavra é OUVIDA. Provavelmente você se encaixe nisso. Você ouve a palavra! Muito bem. Mas o que acontece depois?

a) Não entende a palavra
b) Recebe com alegria mas não produz raiz
c) As preocupações dessa vida e o engano das riquezas (pode ser até ansiedade pelo teu sucesso pessoal) a sufocam
d) Entende, aplica

Se marcou uma das três primeiras alternativas seu futuro já está previsto por Jesus na parabola:

a) o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração
b) permanece pouco tempo, quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona
c) é sufocada e torna-se infrutufera

Falando a dura verdade, não pare de analizar como a palavra que ouve cai em seu coração. Já pensou se derrepente aparece corvos e roubam tudo? Ou enquanto você pensa que ta tudo legal não percebe que a plantinha não tinha raiz e ela morre? Ou ainda enquanto você vai vivendo crescem espinhos e te sufocam quanto menos espera.
Eu estou parando para me analizar de novo.

Não dá pra se distrair nesta questão.. você pode perder tudo o que recebeu.

Termino esse post então com mais uma parábola de Jesus:
"Portanto quem ouve estas minhas palavras e as PRATICA é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, soprararm os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" Mat 7:24-27

2 comentários :

  1. Iana Coimbra disse...

    Taty,

    Muito bom o estudo. Bom mesmo. Tenho certeza que produzirá bons frutos.

    Bjs!

  2. Anônimo disse...

    Muito bom taty!
    Me levou à uma boa reflexão.
    Com certeza Deus falará muito com os adolescentes =)

    beijocas.

Related Posts with Thumbnails