sábado, 6 de março de 2010

Um monte de "NAO FAÇA ISSO"!

É fato: reuniões podem te inspirar, ou então te desanimar - estragar sua semana ou produtividade.

Já foi muito discutido no mundo dos negócios a importância de se ter menos reuniões, e como executa-las.

Em nosso período de aprendizado com a Newsong, observar diversas reuniões e implantar muito desse aprendizado em reuniões que nós mesmos lideramos ou participamos.

Recentemente um grupo nos contatou em busca de parceria com nossa organização, e eu acabei coletando um monte de "NAO FAÇA ISSO". Escrevi no diário para NAO ESQUECER (veja post). Pensei em compartilhar com vocês aqui no blog. Lá vai:

  1. Quando você iniciar uma conversa com alguém, procure ouvi-lo primeiro, quem é a pessoa, o que ela faz, de onde veio, história, ao invés de "desandar" a falar sobre você mesmo, suas paixões, o que você faz, etc;
  2. Antes de marcar uma reunião, se possível, faça uma pesquisa: leia ao menos o "quem somos" da outra organização no site, o que gosto que eles fazem, possíveis iniciativas em que podemos colaborar, etc. A missão deles tem a ver com o que buscamos? Isso é importante antes de marcar uma reunião de uma ou duas horas preciosas do seu tempo e do tempo do cara, para chegar lá e descobrir que não tem nada a ver. Obviamente, não se consegue descobrir tudo no "antes" - é para isso que existem diálogos e ser humanos, hehe
  3. Durante o encontro, NUNCA comece a tagarelar sobre você, o que você quer, o que sua organização é, o que sua organização precisa, falando, falando, falando e falando, para apenas no fim descobrir que a outra organização por exemplo, esta "navegando outros mares". Procure fazer desse tempo, um momento precioso, gastando tempo em ouvir a história um do outro e o que fazem. É incrível como você pode GANHAR MUITO MAIS com essa conexão;
  4. Quando pensar no que você pode ganhar com a conversa, que seja pelo que a pessoa é;
  5. Não fique afobado, como se aquelas horas fossem sua única oportunidade para que a organização dê fundos para que você realize um projeto por exemplo;
  6. A pergunta que você NAO pode ter em sua mente é: "O que eu posso retirar deles, o que eles podem me dar (dinheiro, recursos, tempo, etc)?"
  7. Boas perguntas em mente: "O que podemos aprender um com o outro nessa conversa?" ou "O que posso aprender com a história dessa organização ou experiências deles?", "Como podemos caminhar juntos"?; "Como podemos criar uma parceria?"; "Como colaborarmos juntos nesse processo?"

Enfim, valorize e reavalie sua MENTALIDADE, e MOTIVAÇAO. Aprenda a humildade, paciência e serenidade, e desfrute de encontros impactantes, marcantes e transformadores.

**Um agradecimento especial ao Dave Gibbons e a Newsong por esse importante aprendizado!

2 comentários :

  1. milton paulo disse...

    parabéns!

    tenho sido muito edificado com sues textos e sua caminhada com o Senhor.

    tomei a liberdade de publicar alguns deles no blog da igreja (www.vineyardcafe.com.br/blog)

    Deus te abençoe muito!

    milton

  2. Taty disse...

    Milton
    Uau, fiquei mó honrada por postar meus textos no site de vocês. Brigadão!
    Obrigada por ler, voltar, passar por aqui e ainda comentar! Fiquei mó feliz! Deus abençoe você também.

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